Geração de Trabalho e Renda.


16 de junho de 2020
 
Enquanto políticos de Capão Bonito discutem a geração de renda futura, enquanto outros discutem a Pandemia a ACAMAR continua suas atividades, gerando renda , preservando o meio ambiente e gerando matéria prima para as Industrias.
A cooperativa de Capão Bonito e Buri é uma alternativa para os gestores municipais no que se refere a preservação ambiental, geração de trabalho e renda e qualidade de vida através da reciclagem.
Embora o salario dos catadores seja por produção, a media de ganho na ACAMAR nesta quinzena 01/06 a 15/06/2020 foi de R$ 550,00, somado o INSS pago pela ACAMAR .
Isso da em media um salario minimo mensal e certamente contribui para o aquecimento da economia local.
Hoje a grande maioria dos cooperados são mulheres arrimo de família.
A Cooperativa tem capacidade para 50 pessoas em Capão Bonito e 15 em Buri, depende apenas do apoio do poder publico no custeio das despesas, as quais são pagas em Capão Bonito integralmente pela ACAMAR e também uma ação de conscientização ambiental maciça junto aos moradores, com leis de incentivo e benefícios para a população que colaborar com a reciclagem em suas residencias e entregarem aos catadores organizados.
Até que isso ocorra a ACAMAR continua sendo a ponte entre o desemprego e a oportunidade para dezenas de famílias!
O trabalho na Cooperativa é pesado, insalubre e quase sempre sem brilho, as discussões na cooperativa são intensas e necessárias para que o coletivo se fortaleça, embora muitos não entendam essa necessidade do debate a direção da ACAMAR promove todas as manhas um momento de discussão e abertura para exposição de duvidas e criticas.