O desafio da Educação Ambiental em Capão Bonito-SP.


5 de novembro de 2019
O desafio da Educação Ambiental em Capão Bonito-SP.
 
A ACAMAR completa em 2020, 20 anos, nestes anos a Associação que hoje é uma cooperativa , implantou na cidade uma consciência ecológica e mudou uma geração.
Porem, por um longo período a Cooperativa deixou de lado seu protagonismo e fez com que a Coleta Seletiva e a separação dos recicláveis caíssem no descredito popular.
Em 2016 uma nova gestão tomou a frente da Cooperativa e vem a 3 anos resgatando a credibilidade e a importância da Separação Adequada dos recicláveis e seu encaminhamento para a reciclagem.
Capão Bonito hoje tem cerca de 47.000 habitantes, estima-se que se produza diariamente cerca de 45 toneladas de lixo , ou seja, 1350 toneladas de resíduos mensais.
Com as ações de Divulgação da ACAMAR nas Redes Sociais, no Site da Cooperativa, nos Spot de Radio, na Panema FM, na divulgação nos grandes comércios, através da Space Joy, a ACAMAR esta aumentando o volume mensal.
Ainda é necessário salientar que a Cooperativa vem desenvolvendo diversas ações de contato direto com os moradores, através de Campanhas de Sensibilização e Conscientização periódicas, através de panfletos fornecidos pela Suzano, em Campanhas de Fidelização dos moradores , como acontece no Projeto Troca Legal e em abordagens direta aos órgãos de Saúde, com a entrega de panfletos.
Mesmo com todas as ações a Cooperativa atinge apenas 15% do volume de recicláveis gerados no município e apenas 5% do volume de resíduos gerados mensalmente e ainda apenas 2800 residencias aderiram a coleta seletiva, sendo que mais de 11.000, residencias ainda não entregam seus recicláveis para a ACAMAR.
Para o presidente Cristiano Ferreira e cooperados, uma ação mais efetiva de Educação Ambiental propositiva deveria ser feita pela municipalidade, uma vez que até hoje a ACAMAR arca com todas as ações e politicas publicas relacionadas ao tema.
A ACAMAR faz periodicamente a Educação Ambiental em Escolas, Creches, Associações de Bairro e ainda recebe diversas visitas ao longo do ano.
Algumas discussões já foram feitas e encaminhamentos também, porem o que se falta ainda é a efetivação disso e a colocação em pratica das demandas da ACAMAR.
Hoje Capão Bonito tem uma coleta seletiva diferenciada, executada por 32 catadores organizados na ACAMAR que desempenham desde a abordagem ao morador e sua sensibilização até campanhas complexas de marketing e network com parceiros e população!