ACAMAR contra Incineração!

ACAMAR contra Incineração!

 
Nos últimos meses, esta havendo dentro de setores do Poder Publico a busca por soluções para o lixo municipal, uma vez que Capão Bonito é o único com Aterro Sanitário regularizado junto a CETESB e sua vida útil é de mais 10 anos aproximadamente.
 
Porem , por falta de conhecimento da realidade local, ou por querer dar um choque de Inovação, a prefeitura esta balançando para a queima do lixo, seja por pirolise ou pela incineração propriamente.
Ocorre que ambas são prejudiciais na questão da sustentabilidade, amplamente divulgada desde a ECO 92, ratificada na Agenda 21.
Soma-se a isso a Agenda da ONU 2030, 17 Objetivos para transformar nosso mundo | ONU Brasil.¹
Sem falar das politicas estaduais que debatem sobre o tema, e o próprio Programa Município Verde e Azul que tem como eixos os resíduos sólidos.
 
Desta forma, podemos ver que Capão Bonito esta indo contra todo um movimento Mundial de transformação da Sociedade.
 
A Cidade de Capão Bonito, gera cerca de 37,7 Toneladas dia de lixo, segundo o inventario 2016 da CETESB, segundo cálculos da ACAMAR, são mais de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) mês, de recurso só com os recicláveis.
 
A Cooperativa que se reestruturou em 2016, vem diariamente através de seus 28 Cooperados atuais, com possibilidade de 32 pessoas, implantando a Coleta Seletiva, que em julho de 2016 era de 22 Toneladas, hoje esta na casa das 60 toneladas mensais, oscilando, pois há sempre a participação da população no aumento do volume.
 
A Incineração , queima ou não reaproveitamento dos resíduos sólidos para reciclagem, são prejudiciais para:
 
-Meio Ambiente- A queima elimina a possibilidade de reaproveitamento dos resíduos, assim há que ser extraído mais matéria prima da Natureza e gera maior população do ar;
 
-Economia- O Lixo reciclado é fonte de receita parta uma cadeia enorme de pessoas, e gera valores significativos se forem bem explorados;
 
– Social- Em Capão Bonito existem mais de 50 catadores que realizam a Coleta, 28 estão na ACAMAR e outros já estão sendo conscientizados a vir para a Cooperativa, com a queima , serão mais 50 famílias desempregadas, numa cidade que já não tem Emprego.
 
Esta semana o Gestor da ACAMAR, Cristiano Ferreira, esteve na Câmara Municipal, protocolando pedido para realização de uma audiência publica, para que sejam explicados quais as reais intenções sobre o tema, o qual afeta não só os catadores e catadoras de Capão Bonito, mas também de todo SUDOESTE Paulista!
 
 
¹ https://nacoesunidas.org/pos2015/
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Vereador na ACAMAR

  Recebemos hoje o vereador Neto Tallarico na Cooperativa. Neto é autor da lei 4834/21, que institui no município um dia para destinação dos resíduos

Articulação regional!

Recebemos hoje os companheiros da Cooperativa de Ribeirão Grande, COOPMARI. Os Cooperados conheceram a ACAMAR e visualizaram a forma de trabalho e as ações realizadas.

Dia das mães

Agradecemos aos amigos, parceiros Cooperados da ACAMAR As mães que sem elas a ACAMAR não existiria. Sabemos que somos exigidos demais, porém é para nosso

IWrc Program Spotlight: ACAMAR

A ACAMAR (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Capão Bonito) é uma cooperativa de reciclagem de resíduos no município de Capão Bonito, em São

Barra do Chapeu- SP

  Recebemos na tarde de quinta feira a visita do presidente da Câmara Municipal de Barra do Chapéu, vereador Valdo da Agricultura e do vereador