ACAMAR é destaque em revista do Paraná

ACAMAR é destaque em revista do Paraná

Com o objetivo de ampliar a renda e benefícios dos catadores, os produtos coletados diariamente que seriam descartados, são customizados e colocados à venda
A cooperativa ACAMAR- Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, nasceu em meados dos anos 2000. Localizada em Capão Bonito, interior de São Paulo, a associação possui 32 colaboradores. Com o objetivo de ampliar os rendimentos, e benefícios dos catadores e catadoras, a cooperativa inaugurou o “BazarEco”. No projeto, à partir da customização, são colocados à venda produtos coletados diariamente, que seriam descartados.Com base na Economia Circular Criativa, a ação que começou em 2016, passou por diversos locais até conseguirem um próprio para o projeto.

Apesar de todas as dificuldades, entre elas, um local apropriado para o bazar, nada os impediu de lutarem pelo seu propósito. O presidente da Associação, Cristiano Ferreira, esteve à frente do projeto desde o início, explicou sobre a trajetória da cooperativa.

“Passamos por grandes desafios até chegarmos ao lugar que estamos. Desde das dificuldades que nasceram no “lixão”, passamos por incêndios, acidentes, má gestão e uma das maiores dificuldades, que é a adesão da população à Educação Ambiental”, declarou Cristiano Ferreira.

Atualmente a Cooperativa tem seu próprio espaço, destinado ao BazarEco. O presidente da Associação, afirma que, ao customizar os produtos, diminui o descarte de roupas e sapatos. “Esse projeto é de suma importância, pois representa 10% do nosso faturamento. Em nosso bazar, trabalhamos utilizando os princípios da Economia Circular, Solidária e Criativa”, completou.

A colaboradora responsável pelo bazar, Janaina de Oliveira, está há cinco anos presente na cooperativa. A cooperada, antes recolhia produtos no “lixão” da cidade, com seu irmão, e viviam da renda que conseguiam tirar com a reciclagem. O sustento era pouco, mas era o que mantinha a família. Até que o presidente da associação Cristiano, apresentou-a a ACAMAR. Acreditando na proposta de Cristiano Ferreira, ela abraçou a iniciativa, e juntos desenvolvem o projeto sustentável.

“Resgatei meus sonhos e objetivos ao entrar para a cooperativa. No começo não foi fácil, enfrentamos muitas batalhas, mas juntos superamos, e colhemos grandes resultados. Hoje posso dizer, que consegui realizar coisas que jamais achei conseguiria. Através da cooperativa, hoje posso dar aos meus filhos, o que nunca tive”, afirmou Janaina.

A cooperada relata que, a pandemia atrapalhou bastante o bazar, que ficou quase três meses sem funcionar, devido ao isolamento. São diversos produtos que chegam a cooperativa diariamente através das coletas, desde roupas, acessórios, até eletrônicos.

“Todo produto é bem-vindo. Ao chegar na cooperativa, os objetos passam por uma triagem, onde são higienizados, selecionados, e dali fazemos a customização. Através da renda obtida pelo BazarEco, conseguimos manter os colaboradores, proporcionando uma melhor qualidade e valorização de vida”, completou Janaina.

E- commerce na ACAMAR 

A cooperativa de Capão Bonito, hoje conta com mais uma ferramenta. Através do site BazarEco, é possível que a população realize suas compras de forma segura, sem sair de casa. Com o canal de vendas disponível, os produtos selecionados pelo site, são entregues nas casas.

“Também utilizamos nossas redes sociais para divulgação, apresentando a diversidade em produtos disponíveis no bazar. Todos os produtos possuem relevância Social, com as vendas do BazarEco, a ACAMAR garante café, almoço, café da tarde, seguro de vida, e benefícios que só a Cooperativa pode oferecer a seus cooperados”, afirma Cristiano Ferreira.

A cooperativa que é um exemplo de determinação, e transparência, se inova anualmente promovendo a sustentabilidade. Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido na ACAMAR, acesse o site https://www.acamarcb.com.br.

https://universocoop.com.br/noticias/acamar-cooperativa-de-materiais-reciclaveis-inaugura-bazareco

 

Facebook
Twitter
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Futura parceria com o CAPS

Hoje recebemos a terapeuta ocupacional do CAPS, @maaysa_ Acompanhada do assessor da Prefeitura de Capão Bonito, Paulo Bugni. Que vieram conhecer o espaço e as atividades realizadas

Serralheria e Marcenaria ACAMAR

A ACAMAR possui uma Serralheria e Marcenaria, onde todo RCC (resíduos sólidos da construção civil) recebem a destinação correta. Nosso cooperado senhor Henrique, recebe esse

Visita da Cooperasa de Sarapuí

Hoje recebemos a visita do presidente e pessoal da @cooperasa2022 – Cooperativa de Recicláveis de Sarapuí. Que aproveitaram conhecer mais da ACAMAR para somarmos experiência.

ACAMAR fazendo agrofloresta!

Na tarde de hoje nosso cooperado Paulo finalizou o plantio de 40 pés de bananeiras. Sistema implantado para plantio de alimentos de forma sustentável. Aqui