Apesar de todas as dificuldades, entre elas, um local apropriado para o bazar, nada os impediu de lutarem pelo seu propósito. O presidente da Associação, Cristiano Ferreira, esteve à frente do projeto desde o início, explicou sobre a trajetória da cooperativa.
“Passamos por grandes desafios até chegarmos ao lugar que estamos. Desde das dificuldades que nasceram no “lixão”, passamos por incêndios, acidentes, má gestão e uma das maiores dificuldades, que é a adesão da população à Educação Ambiental”, declarou Cristiano Ferreira.
Atualmente a Cooperativa tem seu próprio espaço, destinado ao BazarEco. O presidente da Associação, afirma que, ao customizar os produtos, diminui o descarte de roupas e sapatos. “Esse projeto é de suma importância, pois representa 10% do nosso faturamento. Em nosso bazar, trabalhamos utilizando os princípios da Economia Circular, Solidária e Criativa”, completou.
A colaboradora responsável pelo bazar, Janaina de Oliveira, está há cinco anos presente na cooperativa. A cooperada, antes recolhia produtos no “lixão” da cidade, com seu irmão, e viviam da renda que conseguiam tirar com a reciclagem. O sustento era pouco, mas era o que mantinha a família. Até que o presidente da associação Cristiano, apresentou-a a ACAMAR. Acreditando na proposta de Cristiano Ferreira, ela abraçou a iniciativa, e juntos desenvolvem o projeto sustentável.
“Resgatei meus sonhos e objetivos ao entrar para a cooperativa. No começo não foi fácil, enfrentamos muitas batalhas, mas juntos superamos, e colhemos grandes resultados. Hoje posso dizer, que consegui realizar coisas que jamais achei conseguiria. Através da cooperativa, hoje posso dar aos meus filhos, o que nunca tive”, afirmou Janaina.
A cooperada relata que, a pandemia atrapalhou bastante o bazar, que ficou quase três meses sem funcionar, devido ao isolamento. São diversos produtos que chegam a cooperativa diariamente através das coletas, desde roupas, acessórios, até eletrônicos.
“Todo produto é bem-vindo. Ao chegar na cooperativa, os objetos passam por uma triagem, onde são higienizados, selecionados, e dali fazemos a customização. Através da renda obtida pelo BazarEco, conseguimos manter os colaboradores, proporcionando uma melhor qualidade e valorização de vida”, completou Janaina.
E- commerce na ACAMAR
A cooperativa de Capão Bonito, hoje conta com mais uma ferramenta. Através do site BazarEco, é possível que a população realize suas compras de forma segura, sem sair de casa. Com o canal de vendas disponível, os produtos selecionados pelo site, são entregues nas casas.
“Também utilizamos nossas redes sociais para divulgação, apresentando a diversidade em produtos disponíveis no bazar. Todos os produtos possuem relevância Social, com as vendas do BazarEco, a ACAMAR garante café, almoço, café da tarde, seguro de vida, e benefícios que só a Cooperativa pode oferecer a seus cooperados”, afirma Cristiano Ferreira.
A cooperativa que é um exemplo de determinação, e transparência, se inova anualmente promovendo a sustentabilidade. Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido na ACAMAR, acesse o site https://www.acamarcb.com.br.
https://universocoop.com.br/noticias/acamar-cooperativa-de-materiais-reciclaveis-inaugura-bazareco