ACAMAR é destaque em revista do Paraná

ACAMAR é destaque em revista do Paraná

Com o objetivo de ampliar a renda e benefícios dos catadores, os produtos coletados diariamente que seriam descartados, são customizados e colocados à venda
A cooperativa ACAMAR- Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, nasceu em meados dos anos 2000. Localizada em Capão Bonito, interior de São Paulo, a associação possui 32 colaboradores. Com o objetivo de ampliar os rendimentos, e benefícios dos catadores e catadoras, a cooperativa inaugurou o “BazarEco”. No projeto, à partir da customização, são colocados à venda produtos coletados diariamente, que seriam descartados.Com base na Economia Circular Criativa, a ação que começou em 2016, passou por diversos locais até conseguirem um próprio para o projeto.

Apesar de todas as dificuldades, entre elas, um local apropriado para o bazar, nada os impediu de lutarem pelo seu propósito. O presidente da Associação, Cristiano Ferreira, esteve à frente do projeto desde o início, explicou sobre a trajetória da cooperativa.

“Passamos por grandes desafios até chegarmos ao lugar que estamos. Desde das dificuldades que nasceram no “lixão”, passamos por incêndios, acidentes, má gestão e uma das maiores dificuldades, que é a adesão da população à Educação Ambiental”, declarou Cristiano Ferreira.

Atualmente a Cooperativa tem seu próprio espaço, destinado ao BazarEco. O presidente da Associação, afirma que, ao customizar os produtos, diminui o descarte de roupas e sapatos. “Esse projeto é de suma importância, pois representa 10% do nosso faturamento. Em nosso bazar, trabalhamos utilizando os princípios da Economia Circular, Solidária e Criativa”, completou.

A colaboradora responsável pelo bazar, Janaina de Oliveira, está há cinco anos presente na cooperativa. A cooperada, antes recolhia produtos no “lixão” da cidade, com seu irmão, e viviam da renda que conseguiam tirar com a reciclagem. O sustento era pouco, mas era o que mantinha a família. Até que o presidente da associação Cristiano, apresentou-a a ACAMAR. Acreditando na proposta de Cristiano Ferreira, ela abraçou a iniciativa, e juntos desenvolvem o projeto sustentável.

“Resgatei meus sonhos e objetivos ao entrar para a cooperativa. No começo não foi fácil, enfrentamos muitas batalhas, mas juntos superamos, e colhemos grandes resultados. Hoje posso dizer, que consegui realizar coisas que jamais achei conseguiria. Através da cooperativa, hoje posso dar aos meus filhos, o que nunca tive”, afirmou Janaina.

A cooperada relata que, a pandemia atrapalhou bastante o bazar, que ficou quase três meses sem funcionar, devido ao isolamento. São diversos produtos que chegam a cooperativa diariamente através das coletas, desde roupas, acessórios, até eletrônicos.

“Todo produto é bem-vindo. Ao chegar na cooperativa, os objetos passam por uma triagem, onde são higienizados, selecionados, e dali fazemos a customização. Através da renda obtida pelo BazarEco, conseguimos manter os colaboradores, proporcionando uma melhor qualidade e valorização de vida”, completou Janaina.

E- commerce na ACAMAR 

A cooperativa de Capão Bonito, hoje conta com mais uma ferramenta. Através do site BazarEco, é possível que a população realize suas compras de forma segura, sem sair de casa. Com o canal de vendas disponível, os produtos selecionados pelo site, são entregues nas casas.

“Também utilizamos nossas redes sociais para divulgação, apresentando a diversidade em produtos disponíveis no bazar. Todos os produtos possuem relevância Social, com as vendas do BazarEco, a ACAMAR garante café, almoço, café da tarde, seguro de vida, e benefícios que só a Cooperativa pode oferecer a seus cooperados”, afirma Cristiano Ferreira.

A cooperativa que é um exemplo de determinação, e transparência, se inova anualmente promovendo a sustentabilidade. Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido na ACAMAR, acesse o site https://www.acamarcb.com.br.

https://universocoop.com.br/noticias/acamar-cooperativa-de-materiais-reciclaveis-inaugura-bazareco

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

ACAMAR se organizando!

Com as novas regras impostas pelo eSocial, a cooperativa vem se organizando e se enquadrando nestas normas. Com apoio da MGV Saúde Ocupacional e do

Coleta Seletiva

Você sabia que a coleta seletiva é um serviço público municipal que deve por lei ser oferecido aos cidadãos? Pois é, assim como saúde, educação,

Investimento em Capão Bonito.

A ACAMAR gerou na econômica de Capão Bonito no ano de 2021 quase R$ 1.000.000,00 de reais, sendo 80 porcento para pagamento de retiradas dos

ACAMAR AJUDANDO CAPÃO BONITO

Segundo informações do Inventario CETESB 2020, Capão Bonito gera 30,88 toneladas de lixo dia, ou seja 0,657 gramas por habitante. Segundo gravimetria realizada periodicamente pela

FELIZ 2022

Em 2021 vocês fizeram parte de nossas vidas!   Esperamos em 2022 continuar com sua companhia!   Deus abençoe!

Parecer Favoravel

A ACAMAR acaba de receber a noticia que seu projeto junto a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA foi aprovado. Com isso agora é so