Aumento Coleta Seletiva em Capão Bonito

Aumento Coleta Seletiva em Capão Bonito

A ACAMAR teve em um ano um aumento de 80% no volume de coleta dos materiais recicláveis e 75% na renda dos Cooperados.

No mês de Junho de 2016 a ACAMAR se reestruturou e mudou sua forma de gestão, passando a focar em resultados e na valorização do trabalho feito pelos  cooperados para assim melhorem a renda e sua permanência na Cooperativa.

A ACAMAR produzia até junho de 2016 cerca de 11 toneladas, após a nova diretoria assumir teve um aumento de 80% passando a 20 toneladas, de lá pra cá, mesmo oscilando devida a rotatividade de cooperados a Cooperativa vem crescendo mês a mês.

Junto à produção aumenta-se também a renda, que passou dos R$ 362,00 em junho de 2016 para R$ 630,00 em Outubro de 2017, essa renda media de todos os cooperados, sendo uns mais e outros menos somando mais de 70% de aumento na renda.

Para os diretores da ACAMAR , Presidente João Francisco, Secretaria Mariana Mura e a Tesoureira Janina Oliveira, esses dados são positivos, porem estão aquém do que eles gostariam, pois como cooperados recebem como todos ,ou seja, pela produtividade do coletivo.

Já para o Gestor Cristiano Ferreira os números mostram o bom resultado que os novos diretores da ACAMAR vem proporcionando, mesmo com problemas diários estão a cada dia colocando em pratica um modelo de gestão único que prioriza o coletivo e beneficia o individual.

A ACAMAR coleta hoje cerca de 10% do volume de materiais recicláveis gerado no município, usando como base dados do IBGE e SEADE, se utilizarmos outra fonte a qual elaborou o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Capão Bonito a ACAMAR coleta apenas 3% do volume de Recicláveis gerado, isso mostra o potencial que a Cooperativa tem e os desafios para essa conquista.

Nos trabalhos diários da ACAMAR grandes parcerias vem se desenvolvendo, sendo a maior delas a Prefeitura Municipal de Capão Bonito, através do Prefeito Marco Citadini e do atuante  Secretario Reinaldo Junior juntamente com o  Diretor de Meio Ambiente Adalberto Mendes, outro importante apoio é a FIBRIA que sempre foi uma das maiores incentivadora da ACAMAR.

Atualmente a ACAMAR esta buscando novos parceiros, como o Projeto de Sabão com a FATEC, articulação com a LCP Ambiental, Parceria na doação de materiais com diversas empresas como a ART FRITAS enfim, muitos novos parceiros que se somam aos trabalhos da ACAMAR.

A ACAMAR tem como meta chegar em 25% do volume de recicláveis do município, gerando mais renda aos Cooperados e beneficiando diretamente o MEIO AMBIENTE!

Facebook
Twitter
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

ATIVIDADE DA MANHÃ COM OS COOPERADOS

Nesta sexta-feira iniciamos nosso dia com uma atividade conduzida pelo Shitão Souza e sua esposa Cida, que exigia de cada um segurar um barbante, e no centro