Coletar e tratar os efluentes em áreas rurais é um grande desafio. Nestas áreas, o tratamento das águas servidas não ocorre da mesma forma como nos centros urbanos e, na maioria das vezes, cabe aos proprietários rurais a responsabilidade pela implantação de sistemas para tratamento.
Mas para tratar o efluente de uma maneira mais adequada, é necessário ter acesso à informação. Por isso que no dia 30 de setembro, nós, do Instituto Suinã, realizamos uma super oficina de Círculo de Bananeiras em Capão Bonito – SP, afim de dispersar sementes de boas práticas no munícipio.
A oficina contou com a ação de parceiros locais em sua realização, como a Cooperativa de Reciclagem ACAMAR @acamarcb, juntamente com a prefeitura municipal e a Sabesp.
A busca de uma solução simples e de baixo custo para a problemática de saneamento da cooperativa, resultou na implantação do círculo de bananeiras, que trata as águas cinzas (água residual da pia da cozinha, pia do banheiros, chuveiro e lavanderia).
Como se não pudesse ficar ainda melhor, a oficina foi realizada 100% por mulheres, com a participação fundamental de cooperadas e moradoras locais!!!
Arrasta para o lado e confira essa mulherada arrasando na implantação desta tecnologia social 💛🍃