Dia Internacional da Reciclagem: 17 de maio chama para engajamento

Dia Internacional da Reciclagem: 17 de maio chama para engajamento

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL – O Dia Internacional da Reciclagem é comemorado em 17 de maio. A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.

Como o crescimento da industrialização, o lixo se tornou um problema ambiental. A reciclagem permite que boa parte dos resíduos gerados voltem à cadeia de valor, minimizando os impactos do descarte.

O Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo e, mesmo assim, a reciclagem por aqui ainda é muito baixa.

Segundo levantamento do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), com dados de 2018/2019, nosso país produz cerca de 55 trilhões de quilos de lixo por ano, valores que correspondem a cerca de 1,15 kg de lixo gerado diariamente por cada brasileiro. A porcentagem desse lixo que vai para a reciclagem é de apenas 1,28%.

A reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

No Dia Internacional da Reciclagem e ao longo de todo o ano, o consumidor precisa se engajar e fazer sua parte, que é destinar seus resíduos corretamente.

Em cidades onde há serviços de coleta seletiva como Capão Bonito, em geral basta separar os recicláveis dos orgânicos e jogar cada um na lixeira apropriada que cooperados da Acamar realizarão a retirada.

Seja qual for a situação da limpeza urbana, não jogue lixo a céu aberto.

A criação de lixões é um problema socioambiental grave e deve ser evitada a qualquer custo. Se não for possível reciclar, garanta que seus resíduos cheguem ao menos em um aterro sanitário.

Facebook
Twitter
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

ATIVIDADE DA MANHÃ COM OS COOPERADOS

Nesta sexta-feira iniciamos nosso dia com uma atividade conduzida pelo Shitão Souza e sua esposa Cida, que exigia de cada um segurar um barbante, e no centro