Potencial, Econômico, Ambiental e Social da reciclagem em Capão Bonito.

Potencial, Econômico, Ambiental e Social da reciclagem em Capão Bonito.

Por ACAMAR

A Reciclagem historicamente é uma ferramenta para Preservação Ambiental uma vez que diminui a retirada dos recursos naturais e assim promove a Preservação de Fauna e Flora, além dos minerais.

Percebendo isso, empresário lucram com esse processo, pois a reciclagem é mais barata que a transformação da matéria prima bruta.

Em paralelo, Os catadores viram na RECICLAGEM um meio para Sobreviver e Subsistir, utilizando o que a maioria joga fora para ter dignamente recursos para manter suas famílias.

Em Capão Bonito a ACAMAR vem a 18 anos potencializando os Pilares da Sustentabilidade.

No inicio dos anos 2000 quando do seu nascimento a Associação tinha o objetivo de tirar os catadores do lixão, nos anos seguintes a Associação começou a trabalhar com desempregados e até hoje como Cooperativa é uma opção de Trabalho, Renda e Dignidade.

Nos últimos dois anos com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente, a ACAMAR passou a um novo patamar.

Inicialmente o foco foi na organização interna, controles e modelo de gestão, foram dois anos de trabalho para ter um modelo, o qual esta sempre esta em transformação.

Com a Cessão de um novo galpão a ACAMAR tem agora mais um desafio, o de ter uma estrutura proporcional a sua gestão, ou seja, organizada e com linha de produção Eficiente.

Com a Contratação da ACAMAR em 2017, um novo mote foi aberto para a Cooperativa, que nasceu no lixão e hoje é Prestadora de Serviços Municipais.

Os desafios são inúmeros diariamente, mas os 31 Cooperados atuais tem na força do coletivo um norte a seguir.

Capão Bonito em dois anos teve uma grande mudança, a População começou a ter uma coleta periódica e eficiente, os cooperados estão entendo a importância de se fazer uma ação mais profissional e o Poder Publico vem apoiando essa mudança.

A ACAMAR coletou nestes últimos dois anos 731 toneladas de Materiais recicláveis das residências, gerando um faturamento de R$ 332.000,00, que foi revertido aos cooperados e custeado suas despesas.

Além do trabalho diário a ACAMAR prioriza a Educação Ambiental, já foram realizados diversos mutirões  na cidade, passeatas, palestras para mais de 500 pessoas e diversas outras ações nas redes sociais a fim de mobilizar a População a Separar seus recicláveis.

A Cooperativa ACAMAR atualmente tem uma gama de parceiros, entre pessoas físicas e grandes Empresas, População e pessoas do meio Politico, mas o maior parceiro da ACAMAR sem duvidas é o Poder Publico que potencializa as ações e abre portas para que a ACAMAR seja uma das melhores cooperativas de Catadores do estado de São Paulo.

A ACAMAR tem em seu planejamento para 2018, com a aprovação do Projeto junto ao Instituto Votorantim, apoiado pela FIBRIA um ambicioso polo de empreendedorismo na sua nova Sede no Jardim Santa Isabel.

Será criado um local para manutenção e reforma de moveis e eletroeletrônicos, descartados e coletados pela Cooperativa, reaproveitamento de roupas e um local para confecção de mantas de retalhos, uma oficina para manutenção de equipamentos, uma mini Fabrica de Vassoura, um local adequado para o dia a dia dos cooperados e ainda, em parceria com a FATEC de Capão Bonito, uma fabriqueta de Sabão a base de óleo de cozinha usado.

Todos estes projetos e ações só estão sendo possível pelo novo modelo adotado pela Cooperativa, pelo apoio de sues cooperados, pelo apoio dos parceiros e pelo empenho da atual gestão que através de seus Secretario Municipais e do Prefeito Marco Citadini vem dando a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Capão Bonito- ACAMAR.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Aniversário da APAE

Semana da Inclusão Estivemos hoje com os beneficiados pelo trabalho da APAE, os profissionais da APAE, com os alunos de libras e com a Fanfarra

Óleo no ralo não!

Você sabia que o maior poluidor de nossa água é o óleo de cozinha? Você sabia que a @sabespcia tem um alto custo para fazer

Inclusão Socioprodutiva

A ACAMAR tem hoje dezenas de chefes de família, em sua maioria Catadoras. Além de gerar trabalho e renda tem um cunho social muito significativo.

UM DIA NO PARQUE

UM DIA NO PARQUE é uma campanha que acontece desde 2018, e objetivo é que as pessoas ocupem as áreas verdes urbanas e UCs para lazer,

Construindo nossa história!

O Cooperado Alexandre Gomes , percebendo a necessidade de organização dos eletrônicos montou um espaço para melhor acondicionar os pallets. Atualmente a ACAMAR tem parceria