ACAMAR Atinge 1.000 toneladas em 28 meses de Nova Gestão!

ACAMAR Atinge 1.000 toneladas em 28 meses de Nova Gestão!

 

 

No ano de 1999 no  bairro Boa Esperança o catequista Jose Miguel Ferreira, popularmente conhecido como Kazuza, vendo a realidade local, resolveu criar no bairro uma Associação para tirar esses moradores do lixão que era próximo ao bairro, associação esta que conheceu através da Igreja na cidade de Itapeva.

Após o fomento no bairro Kazuza recebeu apoio do então vereador João Bosco de Sá, da Jornalista Margarete Michelleti e do Engenheiro e Ambientalista Ocimar Bim, na ocasião todos apostaram em uma jovem liderança que despontava no  bairro ,Cristiano Ferreira.

Após diversas reuniões e articulações nasceu em Abril de 2000 a ACAMAR- Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Capão Bonito.

Após a formalização surgiram novos desafios, cessão de um espaço, aquisição de Carrinhos, aquisição de Prensa.

Em 3 anos a ACAMAR  se tornou a maior e melhor Associação de Catadores do Sudoeste Paulista, sendo que 97% dos alunos da Rede Escolar de Capão Bonito conheciam os trabalhos desenvolvidos, na Época eram mais de 50 toneladas coletadas e 45 Cooperados.

Neste período a ACAMAR em conjunto coma Prefeitura aprovaram um projeto junto ao FEHIDRO que possibilitou o primeiro caminhão e equipamentos para a Coleta Seletiva.

Em 2004 durante uma Certificação Ambiental a VCP (FIBRIA) disponibilizou recursos para a ACAMAR  o qual foi investido integralmente na reforma de um novo prédio cedido pela Prefeitura, que também doou um galpão no distrito Industrial.

Em 2005 a Associação iniciou sua mudança para o novo prédio reformado  e o novo galpão no distrito Industrial.

No ano de 2006 foi realizada a alteração do quadro de Diretores da ACAMAR e a mudança na forma de trabalho que passou de individual par coletivo.

A partir de 2010, com o incêndio no Galpão do Distrito Industrial a ACAMAR quase fechou,  nesta época teve apoio direto do então prefeito Júlio Fernando e da Prefeitura Municipal através do Diretor de Meio Ambiente Reinaldo  Junior, CEADEC,FATEC, ETEC, FIBRIA, Ongs, Redes e pessoas querendo ajudar.

Neste mesmo ano foi criado a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Capão Bonito.

 

Inicio de uma nova Historia

 

Em 13 de Junho de 2016 começou o fim do modelo criado em 2005, com o fechamento da ACAMAR  por 15 dias e sua parada total foi realizado ações de planejamento e de estruturação.

Criação de material de divulgação e resgate  de  meios de comunicação.

Em 03 de Julho de 2016 uma nova diretoria assumiu os trabalhos na ACAMAR com enormes desafios e com a herança da divida deixada.

Com uma nova metodologia, foi  resgatado as parcerias históricas, elaborado um plano de trabalho, elaborado planilhas e controles para gestão, mudado a forma de ganho  o qual continuou a ser coletivo porem dividido em porcentagens de forma proporcional nas diversas áreas da Cooperativa .

Após a Elaboração dos materiais e conscientização dos Catadores foi realizado uma campanha em todos os bairros atendidos e nos locais que a ACAMAR pretendia realizar a Coleta Seletiva, esta ação foi feita pelos próprios catadores.

Um ano após a reestruturação da ACAMAR, o resgate dos parceiros e a melhora na gestão, o Prefeito Marco Citadini, atendendo reivindicação da Cooperativa feita ao Secretario Reinaldo Junior ,assinou a Contratação da ACAMAR para prestação de Serviços Municipal de Coleta e Destinação de Recicláveis.

Hoje a ACAMAR é a única Cooperativa no Sudoeste a ter os catadores reconhecidos pelo poder publico como prestadores de serviço publico.

A ACAMAR esta implantando a Coleta Seletiva em todo munícipio com a Inclusão dos Catadores , preservando o meio Ambiente e gerando Trabalho e Renda.

Nesses 28 meses de restruturação a ACAMAR conseguiu enormes conquistas, organização, produtividade, transparência.

Criação de Site, www.acamarcb.com.br, redes sociais ativas, grandes parcerias com e empresas municipais e também teve aprovado um grande projeto junto a FIBRIA.

Todas as conquistas se traduzem em resultados, e neste mês de Novembro a ACAMAR atinge a marca histórica de 1000 Toneladas, Coletadas porta a porta nas residências de Capão Bonito, e encaminhada de forma ambientalmente correta aos recicladores.

Esse pode ser maior , basta a população e toda sociedade se mobilizarem e separar seus recicláveis e toda semana doar para um CATADOR UNIFORMIZADO  da Cooperativa!

 

Obrigado a todos que colaboraram para essa conquista, que seja a primeira de muitas outras milhares de toneladas retiradas da Natureza!

 

1.000.000 de quilos, coletados, separados e comercializados, gerando trabalho, renda e dignidade!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Aniversário da APAE

Semana da Inclusão Estivemos hoje com os beneficiados pelo trabalho da APAE, os profissionais da APAE, com os alunos de libras e com a Fanfarra

Óleo no ralo não!

Você sabia que o maior poluidor de nossa água é o óleo de cozinha? Você sabia que a @sabespcia tem um alto custo para fazer

Inclusão Socioprodutiva

A ACAMAR tem hoje dezenas de chefes de família, em sua maioria Catadoras. Além de gerar trabalho e renda tem um cunho social muito significativo.

UM DIA NO PARQUE

UM DIA NO PARQUE é uma campanha que acontece desde 2018, e objetivo é que as pessoas ocupem as áreas verdes urbanas e UCs para lazer,

Construindo nossa história!

O Cooperado Alexandre Gomes , percebendo a necessidade de organização dos eletrônicos montou um espaço para melhor acondicionar os pallets. Atualmente a ACAMAR tem parceria