A partir deste mês, Capão Bonito terá 100% de reciclagem na zona urbana

A partir deste mês, Capão Bonito terá 100% de reciclagem na zona urbana

RECICLAGEM – Uma ótima notícia envolvendo o Meio Ambiental e uma cidade cada vez mais sustentável.

A partir deste mês todos os bairros da zona urbana de Capão Bonito terão coleta seletiva realizada pelos catadores da Cooperativa de Reciclagem – ACAMAR.

De acordo com a ACMAR, até mesmo os Distritos industriais I e II terão o atendimento semanal.

Durante a semana, as cooperadas Mariana e Elisângela estiveram percorrendo bairros como Parque das Nações e o Distrito Industrial para conscientização.

A ação de conscientização também foi feita no Terras do Embiruçu.

“Agradecemos o apoio total e fundamental da Prefeitura Municipal, da @f.techcelulares e da população pela recepção na conscientização. É um avanço para nosso município e um momento importante da ACAMAR que passou por uma grande reestruturação nos últimos anos que permitiu ampliar a coleta seletiva”, destacou o gestor Cristiano Ferreira.

O avanço da reciclagem deve melhorar ainda mais as notas de Capão Bonito no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul (PMVA) do Governo do Estado.

Faça também a sua parte: recicle –  A Reciclagem é importante tanto para o Meio Ambiente, quanto para as pessoas, é uma ação continuada de coleta e processamento de resíduos que de outra forma seriam jogados como lixo; mas que podem ser reaproveitados e transformados em novos produtos.

Reciclar ajuda na conservação de recursos naturais como madeira, água e minerais, reduzindo a necessidade de extração de novas matérias-primas. Os materiais de reciclagem não requerem muita energia para serem remanufaturados em comparação com a conversão de novas matérias-primas em produtos utilizáveis, portanto, gera economia.

Quanto mais reciclar, mais se diminui os custos com limpeza urbana, além de evitar a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global, mantendo o Meio Ambiente sustentável para as gerações futuras.

A produção de alguns materiais, como o plástico, resulta em grande emissão de fumaça que polui o ar. Muitos produtos químicos utilizados pelas indústrias são nocivos e seus rejeitos são despejados na natureza acabando por poluir a água e o solo.

O processo reciclagem funciona também como Educação Ambiental, envolve a coleta, triagem e processamento dos resíduos.

Exemplos de coisas que podem ser recicladas incluem jornais, revistas, caixas de leite, latas de aço, alumínio, garrafas, vidros e frascos plásticos e muitos outros.

Além de favorecer uma atividade rentável gerando novos empregos, a reciclagem reduz a quantidade de resíduos (lixo não reciclável) enviados para aterros sanitários ou depósitos de lixo, prolongando a vida útil desses locais. Lembrando que os aterros também são fiscalizados e tributados, se existirem multas por excesso de capacidade de armazenamento, essas multas quem paga são os próprios contribuintes.

Adotar essa idéia e ter ações diárias de reciclagem não requer mudanças de estilo de vida tão dramáticas como pode parecer à primeira vista.

Geralmente, em uma casa ou empresa, há mais resíduos recicláveis do que não recicláveis. É importante que a comunidade participe da coleta seletiva e de toda ação que contribua para uma melhor sustentabilidade.

Não importa o quão sem importância possa parecer, faça a sua parte: Recicle!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Aniversário da APAE

Semana da Inclusão Estivemos hoje com os beneficiados pelo trabalho da APAE, os profissionais da APAE, com os alunos de libras e com a Fanfarra

Óleo no ralo não!

Você sabia que o maior poluidor de nossa água é o óleo de cozinha? Você sabia que a @sabespcia tem um alto custo para fazer

Inclusão Socioprodutiva

A ACAMAR tem hoje dezenas de chefes de família, em sua maioria Catadoras. Além de gerar trabalho e renda tem um cunho social muito significativo.

UM DIA NO PARQUE

UM DIA NO PARQUE é uma campanha que acontece desde 2018, e objetivo é que as pessoas ocupem as áreas verdes urbanas e UCs para lazer,

Construindo nossa história!

O Cooperado Alexandre Gomes , percebendo a necessidade de organização dos eletrônicos montou um espaço para melhor acondicionar os pallets. Atualmente a ACAMAR tem parceria