RECICLAGEM – Uma ótima notícia envolvendo o Meio Ambiental e uma cidade cada vez mais sustentável.
A partir deste mês todos os bairros da zona urbana de Capão Bonito terão coleta seletiva realizada pelos catadores da Cooperativa de Reciclagem – ACAMAR.
De acordo com a ACMAR, até mesmo os Distritos industriais I e II terão o atendimento semanal.
Durante a semana, as cooperadas Mariana e Elisângela estiveram percorrendo bairros como Parque das Nações e o Distrito Industrial para conscientização.
A ação de conscientização também foi feita no Terras do Embiruçu.
“Agradecemos o apoio total e fundamental da Prefeitura Municipal, da @f.techcelulares e da população pela recepção na conscientização. É um avanço para nosso município e um momento importante da ACAMAR que passou por uma grande reestruturação nos últimos anos que permitiu ampliar a coleta seletiva”, destacou o gestor Cristiano Ferreira.
O avanço da reciclagem deve melhorar ainda mais as notas de Capão Bonito no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul (PMVA) do Governo do Estado.
Faça também a sua parte: recicle – A Reciclagem é importante tanto para o Meio Ambiente, quanto para as pessoas, é uma ação continuada de coleta e processamento de resíduos que de outra forma seriam jogados como lixo; mas que podem ser reaproveitados e transformados em novos produtos.
Reciclar ajuda na conservação de recursos naturais como madeira, água e minerais, reduzindo a necessidade de extração de novas matérias-primas. Os materiais de reciclagem não requerem muita energia para serem remanufaturados em comparação com a conversão de novas matérias-primas em produtos utilizáveis, portanto, gera economia.
Quanto mais reciclar, mais se diminui os custos com limpeza urbana, além de evitar a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global, mantendo o Meio Ambiente sustentável para as gerações futuras.
A produção de alguns materiais, como o plástico, resulta em grande emissão de fumaça que polui o ar. Muitos produtos químicos utilizados pelas indústrias são nocivos e seus rejeitos são despejados na natureza acabando por poluir a água e o solo.
O processo reciclagem funciona também como Educação Ambiental, envolve a coleta, triagem e processamento dos resíduos.
Exemplos de coisas que podem ser recicladas incluem jornais, revistas, caixas de leite, latas de aço, alumínio, garrafas, vidros e frascos plásticos e muitos outros.
Além de favorecer uma atividade rentável gerando novos empregos, a reciclagem reduz a quantidade de resíduos (lixo não reciclável) enviados para aterros sanitários ou depósitos de lixo, prolongando a vida útil desses locais. Lembrando que os aterros também são fiscalizados e tributados, se existirem multas por excesso de capacidade de armazenamento, essas multas quem paga são os próprios contribuintes.
Adotar essa idéia e ter ações diárias de reciclagem não requer mudanças de estilo de vida tão dramáticas como pode parecer à primeira vista.
Geralmente, em uma casa ou empresa, há mais resíduos recicláveis do que não recicláveis. É importante que a comunidade participe da coleta seletiva e de toda ação que contribua para uma melhor sustentabilidade.
Não importa o quão sem importância possa parecer, faça a sua parte: Recicle!