AÇÃO AMBIENTAL | A ACAMAR (Cooperativa de Reciclagem de Capão Bonito) está inovando mais uma vez.

AÇÃO AMBIENTAL | A ACAMAR (Cooperativa de Reciclagem de Capão Bonito) está inovando mais uma vez.

A polinização é um processo indispensável para a reprodução das plantas, do qual não depende somente a vida de diversas espécies vegetais, mas também da biodiversidade em geral, incluindo os humanos.

Graças a este processo é possível produzir um importante número de cultivos alimentícios no planeta.

No entanto, um alerta foi acionado há alguns anos devido aos pequenos, mas valiosos, insetos que se encarregam de fazer este trabalho estarem diminuindo de forma progressiva com o passar do tempo: falamos das abelhas.

A cooperativa capão-bonitense está atenta a este problema e anunciou que está concluindo a partir de reaproveitamento de materiais, alguns até feitos pelos próprios cooperados e liderança dos cooperados Alexandre e Janne e orientação do Meliponário Bela Vista, um super Meliponário e o Condomínio de Abelhas.

O projeto conta com emenda impositiva do vereador Neto Tallarico e tem tudo para se tornar um grande atrativo turístico e de Educação Ambiental no município.

“É mais uma ação e inovação feita pelos catadores da Acamar. Quero agradecer também ao Júnior Vulcano pelo apoio técnico”, ressaltou o gestor da cooperativa – Cristiano Ferreira.

O condomínio de abelhas é um conjunto de colmeias com o objetivo de estimular a criação das abelhas nativas sem ferrão (Meliponicultura), nome dado porque elas têm o ferrão atrofiado e não podem ferroar, e de divulgar o serviço que elas prestam de polinizar a floresta auxiliando a reprodução das plantas com flores.

No condomínio são mantidas as duas espécies de abelhas mais comumente cultivadas no Amazonas: a uruçu boca-de-renda (Melipona seminigra) e a jupará (Melipona interrupta).

As abelhas produzem seus alimentos a partir de matérias-primas obtidas nas flores. Elas coletam o néctar e o transformam em mel assim como coletam o pólen processando-o em pólen apícola.

Esses alimentos são guardados separadamente em pequenos potes dentro da colmeia, construídos de cerume, uma mistura de cera e própolis que garante um ambiente higienizado de armazenamento preservando a qualidade do mel e o pólen.

Facebook
Twitter
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Visita da Cooperasa de Sarapuí

Hoje recebemos a visita do presidente e pessoal da @cooperasa2022 – Cooperativa de Recicláveis de Sarapuí. Que aproveitaram conhecer mais da ACAMAR para somarmos experiência.

ACAMAR fazendo agrofloresta!

Na tarde de hoje nosso cooperado Paulo finalizou o plantio de 40 pés de bananeiras. Sistema implantado para plantio de alimentos de forma sustentável. Aqui

Parceria Regional

Parceria Regional Hoje recebemos à tarde os companheiros da Coopersel de Itapeva . A Coopersel faz junto com a Cooperativa Santa Maria a coleta seletiva

Somando

A ACAMAR vem somando junto às cooperativas de Ribeirão Grande, Itaóca, Apiaí, Riversul e São Miguel Arcanjo. A intenção é comercialização mais rápido dos materiais

Cooperativa Ambiental

Desde sua criação a ACAMAR teve sempre o foco na questão social, percebendo a necessidade humana e na busca de soluções de geração de renda.