UM DIA NO PARQUE

UM DIA NO PARQUE

UM DIA NO PARQUE é uma campanha que acontece desde 2018, e objetivo é que as pessoas ocupem as áreas verdes urbanas e UCs para lazer, educação ambiental e conscientização.

 

No  dia 23 de julho de 2022,  o Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável/ IDEAS idealizou em parceria com a Prefeitura Municipal de Capão Bonito através das secretarias de Turismo, Meio Ambiente, saúde e Cultura, ACAMAR, Cooperativa Agricola de Capão Bonito, Cooperativa de logística e Transporte de Capão Bonito e Natigeo Soluções Ambientais  ocupou o Parque das águas com o proposito de chamar a população para um dia inteiro de programação, das 7 as 19h, a intenção foi desde observar pássaros até estrelas ouvindo um chorinho com “Os cascatinhas”.

Um Dia no Parque tem o objetivo de mostrar às pessoas que perto delas provavelmente há uma área verde ou uma unidade de conserva (UC), e que ali é possível praticar diferentes atividades, tanto sozinho como em grupo.
Queremos mostrar que você não precisa viajar ao outro extremo do país para apreciar a natureza. Valorizar parques, reservas e áreas verdes  é reconhecer a importância da natureza da nossa região, e Capão Bonito é muito privilegiado geograficamente por possuir um parque Linear “Parque das Águas, 3 unidades de conservação “PENAP, Carlos Botelho e FLONA” e ainda ter como vizinho nosso tão amado Parque Estadual Intervales. Além de levar as pessoas às UC e áreas verdes urbanas  para lazer, a campanha quer mostrar ao público a importância destas áreas para a qualidade de vida também nas cidades, já que as UCs são responsáveis por cerca de 35% da água consumida no Brasil. Uma pesquisa realizada em 2014 pelo WWF-Brasil mostrou que a riqueza natural do Brasil é o maior orgulho de 58% dos brasileiros, e lembrando que o incentivo ao ecoturismo beneficia tanto a população local, que tem a economia estimulada pelo fluxo de pessoas, com mais movimento na rede hoteleira, de alimentos e artesanato, entre outros, como os visitantes, com experiências enriquecedoras”.

Nossa programação seguiu por 12 horas de conexão com a natureza:

  1. 7 as 10h, apenas 3 grupos . Grupo de 10 pessoas  (30’ cada grupo)observação de aves
  2. ( observação das espécies residentes e passageiras do meio, oferecemos binóculo e monitor)
  3. 9 as 12h. Atividades físicas ( campeonato de futebol e vôlei de areia, basquete 3)
  4. 17:30 as 18:30 h. Saudação ao pôr do sol ( prática de yoga)
  5. 9 as 17h. Espaço literário  ( espaço disponível para leitura durante todo evento com livros a disposição)
  6. 10 as 11h. Oficinas de reciclagem ( oficina de reciclagem tetra pak, com os funcionários do acamar coleta seletiva)
  7. 14 as 17h. Concurso de desenho ( concurso de desenhos do parque recanto das águas, concorrendo a uma saída de campo para o parque estadual intervales)
  8. 17:30 as 18:30h. Por do sol com prática de yoga ( uma aula de yoga ao pôr do sol )
  9. 18:30 as 19:30h. Apresentação do chorinho ( apresentação do grupo de chorinho da cidade “os cascatinhas”)
Facebook
Twitter
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Futura parceria com o CAPS

Hoje recebemos a terapeuta ocupacional do CAPS, @maaysa_ Acompanhada do assessor da Prefeitura de Capão Bonito, Paulo Bugni. Que vieram conhecer o espaço e as atividades realizadas

Serralheria e Marcenaria ACAMAR

A ACAMAR possui uma Serralheria e Marcenaria, onde todo RCC (resíduos sólidos da construção civil) recebem a destinação correta. Nosso cooperado senhor Henrique, recebe esse

Visita da Cooperasa de Sarapuí

Hoje recebemos a visita do presidente e pessoal da @cooperasa2022 – Cooperativa de Recicláveis de Sarapuí. Que aproveitaram conhecer mais da ACAMAR para somarmos experiência.

ACAMAR fazendo agrofloresta!

Na tarde de hoje nosso cooperado Paulo finalizou o plantio de 40 pés de bananeiras. Sistema implantado para plantio de alimentos de forma sustentável. Aqui