Valorizando catadores, o Meio Ambiente e trazendo benefícios para Capão Bonito

Valorizando catadores, o Meio Ambiente e trazendo benefícios para Capão Bonito

Após 50 meses de reorganização a cooperativa entrou numa nova fase e intensificou a forma de educar e conscientizar a população
RECICLAGEM – A ACAMAR é a Cooperativa de Catadores que realiza a Educação Ambiental porta a porta e nas escolas, implantando, sensibilizando e conscientizando sobre a importância da coleta seletiva dos materiais recicláveis em Capão Bonito.
As ações acontecem desde 2000 e ACAMAR conta hoje com 37 cooperados.
Composta apenas por catadores organizados, a cooperativa tem sua forma de renda oriunda da comercialização dos materiais recicláveis.
Desta forma, não tem receita para determinadas ações. Após 50 meses de reorganização a cooperativa entrou numa nova fase e intensificou a forma de educar e conscientizar a população para que a cada dia aumente mais a coleta seletiva.
Atualmente, a ACAMAR atende a totalidade da zona urbana de Capão Bonito, ficando apenas de fora a zona rural.
A cooperativa pretende melhorar cada vez mais a renda e os benefícios aos cooperados. Hoje proporciona alimentação diária (café da manhã, almoço e café da tarde), chuveiros para pós-trabalho e uma melhoria na qualidade de vida de cada um, com o aumento da renda.
Também esta com parceria para Educação Ambiental nas escolas com palestras e teatro e gincanas verdes com distribuição de brindes.
A cooperativa desenvolve ainda duas ações para aumentar o volume de recicláveis: o Super Troca Legal – uma ação educativa itinerante que troca recicláveis por pontos e esses pontos por prêmios nas lojas parceiras e também o Troca Legal – uma ação com mercados, atualmente no Mercado Bechara, onde quem doar os recicláveis na Coleta Seletiva recebe um cupom, leva até a urna no mercado e concorre a Vale Compra no final de cada período de um mês.
Com todas as ações em andamento a cooperativa precisa muito da população, visto que dados levantados demostram que a entrega de materiais à cooperativa por parte dos munícipes representa apenas 15%.
Com a renda gerada, a ACAMAR mantém todos com seus empregos, com seus benefícios sociais e ainda pode abrir mais postos de trabalho.
A adesão da população é fundamental, hoje são quase 150 pessoas que vivem dos rendimentos e da renda dos cooperados da ACAMAR. Os atuais 37 cooperados e seus familiares.
“Pedimos que todos sejam conscientes e entreguem seus recicláveis aos cooperados organizados na nossa cooperativa”, destacou a ACAMAR em nota enviada à Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
Facebook
Twitter
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

DINÂMICA COM OS COOPERADOS

Hoje foi realizado uma dinâmica orientados pelo Shitão e sua esposa Cida. Onde divididos em 4 grupos, cada um escolheria um animal para que o outro