Pela primeira vez a ACAMAR recebeu no novo galpão,o Prefeito Marco Citadini a Diretora de Meio Ambiente Aline Erika Hori e o Assessor Neto Tallarico.
A Visita foi para conhecer as novas instalações da Cooperativa que teve seu galpão cedido pela Prefeitura Municipal, após articulação e devolução do Galpão da Vila Guanabara e do Centro de Tropeirismo.
A Sede esta sendo recuperada com Investimentos da FIBRIA e ação direta dos Cooperados em mutirões semanais.
O Prefeito Marco Citadini aproveitou o momento para comentar sobre os projetos que estão sendo analisados para implementar em Capão Bonito, sendo ; a Pirólise
transformação por aquecimento de uma mistura ou de um composto orgânico em outras substâncias¹ ou a Incineração, técnica da incineração, concebida com a finalidade de reduzir a quantidade de lixo, vem sendo amplamente utilizada e aperfeiçoada desde o seu surgimento na Inglaterra do século XVIII. Este processo consiste na queima dos resíduos a temperaturas elevadas (acima de 900º C), em um ambiente rico em oxigênio, por um período determinado, resultando na redução de sua massa e volume e na sua transformação em material inerte.²
Ambos as possibilidades são rechaçadas pela Direção da ACAMAR, que vê nessas ações o fim dos trabalhos dos catadores organizados e desorganizados, ainda dos ferros velhos e pessoas que vivem desta atividade.
O Gestor Cristiano Ferreira enfatizou que estes métodos tem como foco a queima por combustão, ou seja, deve haver material combustível para gerar calor e a matéria orgânica somente servira após altas temperaturas, proporcionadas pela queima dos papeis e de alguns plásticos.
Outro ponto a sr colocado é todos trabalho ao longo de 20 anos realizado pela ACAMAR em Capão Bonito, Educando, Sensibilizando e Conscientizando a população a respeito da Coleta Seletiva com inclusão dos Catadores.
¹https://www.google.com.br/search?q=opirolise&oq=opirolise&aqs=chrome..69i57.2393j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8
²https://www.infoescola.com/ecologia/incineracao-de-lixo/